Hospedagem de site: O que é, para que serve e como você pode utilizá-la para construir o seu site

Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on print
Edmundo Lapin

Edmundo Lapin

A hospedagem é indispensável para você que quer fazer ou ter um site na internet, pois é com ela que o seu website vai poder ficar online e acessível para todo mundo.

Pensar em fazer um site parece ser bem complicado quando você não tem muita informação ou conhecimento, se você está em busca de criar um site saiba que assim como a hospedagem, ter um domínio de site também é fundamental antes de você adquirir sua hospedagem.

Se você quiser fazer seu site em wordpress, em código puro ou em outra plataforma, você vai precisar entender onde seu site irá ficar alocado para que outras pessoas tenham acesso. Eu trouxe para você as dúvidas mais relevantes sobre hospedagem de sites.

Hoje você vai ler sobre:

  • O que é hospedagem de site?
  • Para que serve?
  • Qual o melhor serviço de hospedagem de site?
  • O que você deve saber antes de contratar um serviço de hospedagem de site?

O que é hospedagem de site?

É um serviço que você paga mensalmente para ter seu site alocado em um servidor de uma empresa especializada neste tipo de negócio. Agora explicando de uma maneira mais fácil de entender: imagina que você está procurando hospedagem em um hotel, existem vários preços, tamanhos de quarto e mordomias como wi-fi gratuito ou chuveiro elétrico. Você vai escolher o serviço que melhor cabe no seu bolso e oferece o que você procura e também pagará para se alocar naquele lugar onde também existem outras pessoas… Enquanto você pagar sua hospedagem seu quarto fica disponível para você acessá-lo quando quiser.

Para que serve?

A hospedagem serve como um local seu na web em um servidor que fica sempre ligado e conectado 24 horas para que sempre seu site fique disponível. Existem vários planos de hospedagem e várias empresas cumprem o seu papel em seu objetivo, vamos supor que você deseja fazer a instalação do wordpress para fazer o seu site, todas as imagens, códigos html, páginas e posts que você fizer vão ficar armazenados na sua conta.

E uma dica muito importante é: não envie fotos com tamanho grande, pois isso irá consumir muito o espaço do plano de hospedagem e fará o seu site ficar muito pesado, pois quanto maior a imagem, mais demora para carregar e o Google não vai gostar nada disso.

Outra dica: JAMAIS suba um vídeo para sua hospedagem de site, do mesmo modo que a imagem vídeos tendem a ter tamanhos grandes, quanto maior a qualidade do seu vídeo (720p, 1080p, 2K, 4K) muito mais memória ele vai consumir. Mas senhor Edmundo Lapin, o que eu faço então? Você pode escolher plataformas especializadas para isso como: Youtube, Vimeo e etc.

Qual o melhor serviço de hospedagem de site?

O serviço depende muito do que você necessita no momento, se você quiser um site simples para colocar seus produtos sem muita coisa pesada e imagens leves, a primeira opção sempre é válida para você.

Mas se você tem mais de um negócio e quiser dois sites diferentes ou mais? Geralmente você vai conseguir suprir este tipo de necessidade do segundo plano em diante. Lembre-se que se você tiver planos para fazer mais sites no futuro não vai ter problema começar com o primeiro plano e depois migrar para outro plano de hospedagem.

O que você deve saber antes de contratar um serviço de hospedagem de sites?

Tenha cuidado com planos gratuitos que oferecem algo como “faça seu site de graça” ou “hospedagem gratuita”, pois muitas vezes você tem um grande trabalho de montar sua lojinha e quando vai precisar de um serviço essencial ele é caríssimo, e depois você não consegue migrar seu site e acaba perdendo tempo indo atrás de outra empresa.

Escolha empresas que você possa fazer um teste de 30 dias gratuitos, assim você consegue fazer seu login e senha, entrar no sistema e verificar se tudo aquilo irá precisar tem dentro da hospedagem. Experimente todas as ferramentas e instalações como se já estivesse pagando por aquilo, se depois da degustação você quiser ainda continuar é só não cancelar a forma de pagamento.

Verifique se você poderá criar um email personalizado para a sua empresa, por exemplo contato@edmundolapin.com.br, isto deixará seu negócio mais profissional e passará mais confiança quando for colocar como forma de contato nas redes sociais, no cartão de visita e no site.

Lembre-se: são as suas informações, a do seu negócio e de seus produtos que você irá colocar no seu site, escolha com segurança.

Quer receber mais dicas como essa? Se cadastre na minha lista para receber informações direto no seu e-mail.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on print

PARTICIPE DA
LISTA VIP

SEJA O PRIMEIRO A RECEBER TUDO O QUE SAIR AQUI NO SITE, DICAS, VIDEOS, PLANILHAS E EBOOKS.